ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA ANFA ACONTECE SEM SOBRESSALTOS

Em cumprimento dos seus seus Estatutos, aconteceu ontem, 27 de Abril de 2024, pelas 10h00, a Assembleia Geral Extraordinária da ANFA, na sua sede sita no Estádio Nacional 11 de Novembro, simbolizando o fim do mandato do quadriênio 2020/2024, e ao mesmo tempo, lançando a proposta eleitoral para o quadriênio 2024/2028.

A OGE, que foi presidida pelo Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Diogo José Mateus Pascoal “Grau”, teve a seguinte ordem de trabalho:

1. Leitura e aprovação da Acta da Assembleia Geral anterior;
2.Marcação da data das eleições;
3.Aprovação da Comissão eleitoral;
4.Aprovação do Calendário eleitoral;
5.Aprovação do Regulamento eleitoral. 

Quanto ao regulamento eleitoral, terão Capacidade Eleitoral, os membros da Assembleia Geral, da Direcção e do Conselho Fiscal da ANFA, são eleitos no âmbito de uma Assembleia Geral Eleitoral constituída por todos os membros que:

a) Estejam em pleno gozo dos seus direitos associativos à data da realização das eleições;

b) Tenham feito o pagamento da sua quota anual antes do acto eleitoral;

c) Sem prejuízo da alínea anterior, têm também capacidade eleitoral todos os membros que tenham o pagamento da sua quota pelo menos uma vez, durante o quadriênio 2020-2024.

No que toca às Condições de Elegibilidade, podem ser eleitos para órgãos sociais da ANFA, os membros que tenham capacidade eleitoral, citada anteriormente, com 18 anos no mínimo, bem como qualquer indivíduo que tenha sido membro de pleno direito, com quota paga pelo menos em dois anos. Este critério não se aplica às mulheres candidatas aos órgãos da ANFA.

Não podem candidatar-se todo o indivíduo que não reunir as condições de elegibilidade, apontadas anteriormente, ou que estiver a cumprir uma suspensão da ANFA, FIFA ou FIPro, tiver sido sancionado por delito de corrupção ou semelhante, assim como tiver sido condenado por uma infracção penal deliberada.

Já a forma de votação poderá ser feita presencialmente (na sede da ANFA) ou via online. Para a votação online, o votante irá receber um link com as listas dos possíveis candidatos, o voto será registado assim que clicar na lista que pretende.

Referente ao Calendário Eleitoral também aprovado ontem, 27 de Abril, o Acto eleitoral está marcado para o dia 13 de Junho, das 9h00 às 15h00, e a contagem e o anúncio dos resultados, acontece no mesmo dia das eleições, até às 17h00.

A entrega das listas dos concorrentes deverá ser feita entre 02 a 14 de Maio, das 8h00 às 15h00.

Estes e outros pontos estão plasmados no Regulamento Eleitoral aprovado nesta última OGE e estará à disposição de qualquer membro, que para tal, basta entrar em contacto com a direcção em exercício da ANFA.

ANFA, A VOZ DO FUTEBOLISTA EM ANGOLA.