ANFA APLAUDE CRIAÇÃO DO TRIBUNAL DO FUTEBOL

O Presidente da Associação Nacional dos Futebolistas de Angola, Igor Nascimento, manifestou, este sábado, em saída da Assembleia Geral Ordinária da FAF, realizada numa das unidades hoteleiras da cidade capital, o seu contentamento em reação do anúncio da criação do Tribunal do Futebol no nosso país.

Para Igor Nascimento, dirigente da Associação que vela pelos direitos e interesses dos futebolistas em Angola, a criação deste órgão com pendor judicial será uma mais valia para a resolução de conflitos contratuais entre clubes e jogadores de maneira mais célere, aliviando deste modo o Conselho de Disciplina da FAF que doravante poderá apenas cingir-se em situações meramente desportivos e seus derivados. Tendo lembrado ainda, que a Associação que dirige coloca-se na inteira disponibilidade em dar o seu apoio para a materialização e sucesso do futuro Tribunal do Futebol em Angola.

O Presidente da ANFA recordou que; “Em 2020 logo após a tomada de posse da nossa Direcção, enviamos uma série de propostas à FAF e dentre as quais a criação de um órgão dedicado a resolução dos conflitos contratuais, uma vez que é notório que o Conselho de Disciplina por si só não está suficientemente extruturado para o número de casos desportivos e contratuais que todos os dias recebe e que infelizmente por mais esforço que faça não consegue resolver todos nos timings normais. E achávamos que o surgimento deste Tribunal seria de extrema importância para o bem estar do Futebol e de forma particular dos Futebolistas que têm sido os mais prejudicados por conta dos incumprimentos contratuais dos clubes”, rematou.

O anúncio da criação do Tribunal do Futebol em Angola coube à Presidente do Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol, Patrícia Faria, por ocasião da Assembleia Geral Ordinária, realizada este Sábado em Luanda.

No certame, Patrícia Faria, Advogada de Profissão, fez saber aos Associados da FAF que por orientação e apoio da FIFA, a FAF vai nos próximos tempos promover a criação do Tribunal do Futebol, órgão este que terá um funcionamento independente da FAF, cujos integrantes serão os representantes do órgão reitor da modalidade em Angola, Clubes, associações de classe, dentre eles a ANFA, à associação de treinadores de futebol (ATEFA) e a dos árbitros de futebol (AAFA). Realçou ainda que o respectivo órgão judicial, terá como objectivo principal a resolução de conflitos contratuais entre os vários intervenientes do nosso futebol.