ANFA esteve presente na Assembleia Geral Ordinária da FAF

A Associação Nacional dos Futebolistas de Angola (ANFA) na condição de Associado Ordinária da Federação Angolana de Futebol (FAF), esteve presente na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da FAF que aconteceu ontem numa das unidades hoteleiras da cidade de Benguela, representado pelo seu Presidente de Direcção Igor Nascimento.

Numa cimeira que teve como agenda de trabalho a apresentação, discussão e aprovação do plano de actividades e orçamento de 2022/2023, sendo ambos aprovados por maioria dos votos, assim como a apresentação, discussão e proposta da alteração dos moldes de disputa das finais da Taça de Angola e Supertaça, propostas da Associação Provincial (APF) do Uíge, propondo a disputa de ambas em apenas uma mão, o que foi também aprovado com vinte votos a favor e duas abstenções.

Quanto ao que representa os propósitos da ANFA ficou também comprovado no orçamento que a ANFA e as outras Associações de Classes (AC), passarão a ter na prática os mesmos direitos com as APFs, desde o acompanhamento aos apoios financeiros, o que até então não se verificava.

Ficou também notado na Acta da AG como recomendação a implementação de maior dinamismo no cumprimento das decisões do Conselho de Disciplina da FAF, nos processos que envolvem jogadores e clubes em situação suspensiva para que estes não fiquem muito tempo sem filiação em clubes, ou seja, desempregados, resolução tomada após as intervenções de Agostinho Tramagal vice-presidente da Associação dos Treinadores de Futebol de Angola (ATEFA) e de Igor Nascimento o Presidente da ANFA, em que reclamaram o tempo longo que se tem verificado para se derimir casos de litígio entre clubes e jogadores, dificultando a carreira e vida dos jogadores.

A AG foi Presidida pelo seu Presidente da Mesa Dr. Luís de Assunção Pedro Mouta Liz, na companhia do Dr. Leão Chimini e da Dra. Francisca de Carvalho Octávia, vice-presidente e secretária da mesa da AG da FAF respectivamente.

Estiveram presentes delegados representantes das dezoito APFs e as quatro Associações de classes, como convidados estiveram presentes os presidentes dos clubes Augusto (FC Bravos do Maquis), Luís Mariano Lopes Carneiro (Recreativo do Libolo), Alexandre Canelas (Interclube), Wilson Faria (Wiliete de Benguela) e José Luís Borges (Académica do Lobito).