MENSAGEM DO PRESIDENTE

A ANFA completa 2 anos de existência oficialmente, embora um ano antes um grupo de antigos jogadores liderados por mim, já tabalhavam arduamente para materializar a criação da ANFA, algo que se concretizou no dia 26 de Junho de 2019, com o objectivo de ver respeitada e dignificada a carreira de futebolista em Angola.

Passados dois anos o balanço dos nossos trabalhos é positivo, visto que em pouco tempo conseguimos cumprir com vários objectivos preconizados, sem medo de errar, temos sido a Associação de classe desportiva das mais activas em Angola, actualmente somos reconhecidos nacional e internacionalmente pelas filiações à a Federação Angolana de Futebol (FAF) e à Federação Internacional do Futebolista Profissional (FIFPro), passamos a barra dos 350 associados, temos estado a premiar mensalmente os melhores jogadores do Girabola em três categorias e acima de tudo a grande assessoria jurídica que temos estado a prestar aos nossos associados na defesa dos seus direitos, nos casos de conflitos contratuais de vários tipos com seus antigos clubes, sendo que já conseguimos ajudar vários associados a resolver casos, tanto de forma pacífica ou por via do Conselho de Disciplina. De forma geral, temos estado a ser uma voz activa em defesa e protecção da classe.

Nos próximos tempos o nosso maior objectivo será trabalhar pensando no presente e futuro dos nossos associados, onde a formação académica será um dos focos, pois que temos previsto a assinatura de alguns convênios com algumas instituições escolares do ensino médio e superior, no sentido de permitir que os associados deêm seguimento aos seus estudos no sistema semi-presencial ou online, para melhor estarem preparados para o pós carreira. O seguro desportivo individual também será um dos focos da Direcção da ANFA, estamos em conversas com algumas seguradoras no sentido de criarmos apólices de seguro que sejam acessíveis e tragam benefícios aos nossos futebolistas, no sentido de socorrer principalmente aqueles jogadores das equipas que a priori não têm condições para tratar e recuperar seus jogadores em caso de lesões graves, isto fará com que cada vez menos jogadores abandonem as suas carreiras de forma prematura. Este ano tudo iremos fazer para realizar a primeira edição do estágio do Futebolista Angolano e para isso, temos estado a nos preparar e a ir atrás dos apoios e acredito que desta vez o Estágio será uma realidade.

É nosso objectivo de igual modo, realizar conferências, seminários e palestras educacionais, com temas diversos para os futebolistas. Temos também em vista a realização de uma digressão em onze das dezoito províncias do país, em que iremos interagir com os jogadores dos clubes da primeira e segunda divisão, iremos auscultar os jogadores, explica-los o que é a ANFA e quais são os seus objectivos, transmitiremos alguns conceitos jurídicos sobre o que são os direitos e deveres dos jogadores e inscrever o maior número possível de jogadores para que se tornem filiados da ANFA.

Por último, estamos a nos organizar no sentido de ver implementadas algumas medidas no futebol a partir da época 2022/2023, mais concretamente a atribuição do estatuto profissional em vez de não amador para os futebolistas da primeira e segunda divisão nacional, o seguro desportivo obrigatório para todos os jogadores de clubes da primeira e segunda divisão e o salários mínimo para os jogadores de todos os clubes, a fim de se reduzir a grande diferença existente entre os jogadores de diferentes clubes, para que os atletas sejam de facto valorizados a justo valor, por que grande parte dos nossos jogadores ganham muito pouco para o trabalho de sacrifício e mediático que fazem, uns o que ganham nem cobre o taxi mensal, só para não falar das outras necessidades vitais. Para implantação destas medidas se possível, iremos levar estas propostas a Assembleia Geral da FAF.

Um especial agradecimentos a todos aqueles que directa ou indirectamente têm estado a contribuir para o crescimento e afirmação da ANFA.

“ANFA, a voz do Futebolistas em Angola”